MASSAGEM EM CASA

23/01/2012 15:48

A massagem é uma ótima forma de relaxamento tanto corporal como mental. Relaxar os músculos que ficam contraídos ou doloridos devido aos movimentos e stress do dia-a-dia é bastante importante. Alguns pontos do corpo são precisos para uma boa massagem, porém como nem sempre podemos freqüentar o massagista, é possível aprender alguns tipos de massagens em casa.

As massagens podem ser feitas em várias regiões do corpo como mãos, braços, ombros, pernas, pés, barriga, dentre outros, relaxando os variados músculos. Os movimentos para as massagens podem ser circulares, retilíneos ou as famosas “pancadinhas” com as mãos, além de pequenos apertões com as pontas dos dedos.

Lembre-se que o exagero sempre é prejudicial. Cuidado com a força aplicada à massagem, pois pode causar dores ou torcicolos. Faça movimentos leves e não sobrecarregue as mãos durante a massagem. As massagens podem ser alternadas, para relaxar os vários ângulos dos músculos ou aliviar dores.
As massagens normalmente são curtas, durando aproximadamente 10 ou 20 minutos. Estas podem ser realizadas de 2 a 3 vezes na semana. Você pode, ainda, utilizar cremes hidratantes e aromatizados ou óleos de massagem durante os movimentos de relaxamento.

Algumas massagens têm o poder de ajudar na prevenção ou amenizar os problemas de celulites! Com o tempo, também ajudam a diminuir medidas das regiões com gorduras localizadas, estimulando a eliminação de toxinas. Dica: Faça as massagens no corpo depois do banho, utilizando cremes anticelulite ou redutores de medidas. Os cremes são mais utilizados em massagens modeladoras, que facilitam o deslizamento dos dedos.

MASSAGEM NAS MÃOS: Com o polegar de uma mão sobre a outra, pressione e friccione a região entre o polegar e o indicador. Faça o movimento por alguns minutos e repita na outra mão.

MASSAGEM NOS OMBROS: Coloque uma das mãos sobre o ombro, na parte de trás. Puxe-o e empurre levemente. Massageie com os dedos. Faça o mesmo com o outro ombro. No peitoral, pressione e massageie a região com os dedos.

MASSAGEM NO PESCOÇO: Com a mão direita, puxe o pescoço para seu lado direito. Deixe a cabeça virada para o outro lado, mas permaneça olhando para frente. Repita com o outro lado. Agora, massageie com as pontas dos 4 dedos (não utilize o polegar) a parte lateral do pescoço. O polegar deve estar apoiado próximo à garganta.

MASSAGEM PARA O BUMBUM: A partir da dobra do bumbum, com os dedos médios e indicadores, faça uma pressão e suba até a altura da cintura. Faça o movimento com as duas mãos, nas duas laterais. Repita de 5 a 8 vezes.

MASSAGEM PARA ENXAQUECA: Com os 4 dedos sobre a lateral abaixo da testa, deixe o polegar na mandíbula e massageie-a por alguns minutos, nos dois lados.

MASSAGEM PARA OS PÉS: Sentada, puxe um dos pés e com as pontas dos dedos faça movimentos circulares, pressionando a sola do pé. Faça o mesmo movimento próximo aos dedos do pé, com os dois pés.

MASSAGENS MODELADORAS: As massagens modeladoras podem ser feitas na barriga, cintura, quadris ou culotes. Evite regiões com varizes, pois estas massagens devem ser um pouco mais fortes, a ponto de deixar a pele avermelhada. Utilize algum creme modelador ou redutor, os movimentos fortes ajudam em sua penetração na pele.

Envolva a cintura com o braço e com a mão na lateral, puxe-a bem até a altura do umbigo. Massageie a perna até a coxa em direção à virilha, faça a massagem com as mãos fechadas (com os dedos dobrados para dentro da mão). Repita com os dois lados.

Ainda com as mãos dobradas, massageie com certa força, com a quebra dos dedos, a barriga. Puxe a gordura de baixo para cima.

DRENAGEM CASEIRA: Deitada, flexione uma das pernas e com as pontas dos polegares, pressione a região acima do joelho até a direção da virilha. Faça pressão na pele, repita nas duas pernas. Massageie para ativar a circulação.

Alguns aparelhos massageadores auxiliam nos movimentos para aliviar as dores e tensões: Massageador em forma de escova, massageador em forma de martelo, rolo de massagem, bolinhas de massagem, entre outros.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para harmonizar a alma, mente, saúde e corpo, tranqüilizando-os para dias de lazer e descontração, uma boa escolha é fazer, após o expediente de sexta mesmo, uma sessão de massagem.

 

Massagem Indiana. Foto:Divulgação

Massagem Indiana


Cada vez mais praticada por profissionais da área e até mesmo entre o casal ou família, a massagem indiana proporciona benefícios à saúde e beleza a curto e longo prazo; por isso apostar na massagem (caseira ou não) pode ser um ótimo começo para um merecido final de semana de descanso e prazer.

Se o problema é não encontrar um profissional, estar muito em cima da hora para marcar uma sessão, recursos financeiros ou falta de habilidade para se dar ao luxo de usufruir uma boa técnica de massagem, vamos ensinar como fazer uma massagem bem fácil e eficaz; aprenda e peça para o namorado, marido, filha ou mãe também aprender. Você irá precisar apenas de óleos naturais de sua preferência e toalhas, ambos à temperatura ambiente ou um pouco superior a essa.

O primeiro, e importante, passo é criar um ambiente agradável que ajuda a potencializar os resultados da massagem. Procure um cd de músicas relaxantes, incensos e velas aromatizantes, deixe a luz local bem baixa e tente amenizar a temperatura até que fique aprazível. Coloque um colchão no chão e sobre ele um lençol limpo, e peça para o seu companheiro se deitar. A pessoa que será massageada deverá estar com pouca roupa, sendo indicado o uso de biquínis ou sungas.

Com o ambiente criado e a pessoa já deitada, posicione-se ao lado do seu “cliente” e comece a passar o óleo escolhido por toda a parte dorsal, desde os membros superiores até os inferiores do massageado. Em seguida você dará início à primeira manobra da massagem com suas mãos localizadas sobre a região sacral do corpo do cliente.

 

Técnica de massagem indiana. Foto:Divulgação 

Com movimentos deslizantes feitos com a palma da mão, massageie as costas com bastante calma. Comece pela região dorsal e deslize até atingir a região do pescoço, nas vértebras cervicais.

 

Locais para massagem dorsal. Foto:Divulgação

Locais para massagem dorsal

Sobre a musculatura paravertebral (paralela à coluna) faça movimentos com os seus polegares. Inicie na parte lombo sacral e massageie em direção às vértebras cervicais.

A quarta manobra a ser feita, é na região da escápula; os membros superiores do paciente devem estar estendidos ao lado do corpo. Ao redor da escápula, realize movimentos com as pontas dos polegares a fim de aquecer os tecidos. Em seguida, coloque as pontas desses dedos sobre o centro da curvatura escapular e aperte ao máximo os dedos nesse espaço.

 

Técnica de massagem indiana (2). Foto:Divulgação 

Feitos esses passos, a próxima etapa é a de alongamento do corpo do massageado. Os alongamentos, tão importantes quanto o processo de massagem, quando praticados diariamente, melhoram a postura e ajudam a evitar desgastes por parte de tendões e musculaturas.

 

O alongamento é tão importante quanto a massagem para relaxar. Foto:Divulgação

O alongamento é tão importante quanto a massagem para relaxar

Primeiramente, apóie a perna do paciente em sua perna, segurando o joelho dele. Com o deslizamento do seu antebraço, percorra toda a panturrilha, do joelho ao calcanhar várias vezes, aumentando a pressão exercida pelo seu braço à medida que repete o movimento.

 

Primeira manobra de alongamento Ayurvédico. Foto:Divulgação 

Em seguida, coloque-se de joelhos atrás do paciente. Segure a região anterior do pé e guie-a até que o calcanhar dele encoste-se aos glúteos. Com sua outra mão, segure a pelve de seu companheiro para que ele consiga alongar a musculatura do joelho, o qual permanece sempre flexionado. Quando o calcanhar estiver estendido ao máximo, movimente lateralmente a perna do massageado. Repita essa parte com a outra perna.

Ainda com o receptor da massagem deitado, eleve o tronco dele aos poucos e peça para que ele deixe sua cabeça o máximo possível para trás. Esse alongamento trabalha os tendões, músculos e abertura torácica.

Agora com o paciente deitado com o queixo apoiado no chão e braços estendidos, segure o dorso de suas mãos e ele o braço do cliente para frente até que chegue ao seu limite máximo em direção a cabeça.

 

Alongamento dos braços. Foto:Divulgação 

Por fim, para alongar a musculatura da coluna, peça para o cliente deitar-se novamente em decúbito dorsal e em seguida que se sente deixando os membros inferiores semi-abertos e os braços para trás. Sente-se atrás do “paciente” e segure os punhos dele. Coloque seus pés nas costas dele e, vagarosamente, pressione-os nas escápulas e puxe os braços do massageado para trás. Nesse momento, a tração deve ser máxima, para que abra o tórax e possa corrigir a coluna. Mantenha-se assim por alguns segundos e aos poucos diminua a tração sem soltar os braços até que voltem à posição original.

 

Alongamento da musculatura da coluna. Foto:Divulgação

Essa técnica de massagem desenvolvida pelos indianos é conhecida como Massagem Ayurvédica, e com o auxílio dos óleos usados libera toxinas do corpo ajudando na manutenção e equilíbrio físico.

Aliando esses vigorosos movimentos com as manobras de tração e alongamento, a técnica Ayurvédica estimula os órgãos vitais e o fluxo da energia dos chakras, sendo sempre indicada para manter um bom estado de espírito e a harmonia espiritual, física e psíquica.

Além das melhorias sentidas no humor e próprio corpo após algumas sessões dessa massagem, ela traz outros benefícios como: a melhoria dos padrões de sono, diminuindo problemas de insônia; alívio de dores de cabeça e cansaço; aumento da autoconfiança, criatividade e concentração; ajuda no crescimento de fios capilares mais fortes e saudáveis; ajuda a combater problemas com estresse, depressão e ansiedade, além de liberar endorfinas do bom humor na corrente sanguínea, melhorando o seu astral e ajudando na recuperação de energias para que você possa encarar melhor as situações vivenciadas no seu dia-a-dia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Massagem para os pés:


Quem que não sente prazer em tirar os sapatos em casa depois de um longo dia de trabalho? Sem dúvidas a sensação é melhor ainda se recebermos ou fizermos em nós mesmos uma massagem nos pés, para relaxar e aliviar alguma dor.

A massagem é uma técnica milenar praticada por chineses e egípcios, onde é estudada a relação de pontos específicos do corpo com os órgãos vitais.
De acordo com a teoria da reflexologia, cada nervo dos pés (que são muitos), tem um papel importante dentro do sistema nervoso, o que garante que a massagem traga benefícios e bem estar aos adeptos.

Antes de iniciar a massagem nos os pés, tenha em mãos:

- Duas toalhas aquecidas e bem macias;
- Óleos para massagem (podem ser de amêndoas ou outras essências como, camomila, hortelã ou bergamota, são os que possuem agentes relaxantes);
- Use a cama ou coloque cobertores no chão para deitar-se na hora da massagem;
- Um lugar calmo, dê preferência com luz baixa para garantir mais o relaxamento;
- Uma boa música calma de fundo para completar o ambiente.

Depois de tudo separado, lave bem os pés com água morna e os seque com a toalha bem suavemente.
Com as mãos bem firmes segure os pés para começar a massagem. Lembre-se que os toque devem ser bem pressionados e não leves, pois existem pessoas que sentem cócegas nos pés.

Prepare os pés antes da massagem. Foto:divulgação


Siga passo a passo para uma massagem espetacular e bem relaxante:

- Deite a pessoa de barriga para cima na cama ou nos cobertores que estão no chão;
- Despeje um pouco de óleo de massagem nos pés;
- Passe as mãos nos pés lentamente para espalhar o óleo;
- Comece a massagear com os polegares na parte de baixo dos pés e os outros dedos segurando na parte de cima. Pressione os polegares em sentido aos dedos dos pés. Faça o mesmo movimento para cima e para baixo por 10 minutos em cada pé;
- Com as duas mãos no mesmo pé, pressione as laterais com os polegares para cima e para baixo, com a duração de 2 minutos cada;
- Utilize o polegar e o dedo médio como uma pinça segurando o calcanhar, pressionando com movimentos para cima e para baixo. Repita o movimento em um pé de cada vez por 4 minutos cada.

Nem sempre é possível ter alguém disponível para fazer a massagem em você, mas isso não impede que ela seja realizada por você mesma!
Antes de começar, prepare os pés, relaxando-os na água morna ou com uma compressa de água quente.

Siga os passos para que você mesmo possa realizar uma massagem em seus pés:

- Apóie o pé direito sobre o joelho da perna esquerda e deixe a sola virada para você (como na foto ao lado);
- Despeje o óleo de massagem nos pés e espalhe com as mãos;
- Usando os polegares, massageie pressionando a sola do pé com movimentos circulares. Comece na região atrás dos dedos e siga em direção ao calcanhar;
- Quando terminar de massagear a sola, vire e comece com o peito do pé;
- Ainda usando os polegares, massageie todo o peito do pé e dê atenção às pequenas áreas;
- Em seguida, puxe lentamente os dedos, torcendo suas laterais e mexendo para trás e para frente.


É muito fácil proporcionar uma boa massagem aos seus pés, aliviando e prevenindo males à saúde e às emoções.
Vale também, pisar em uma bolinha de tênis ou em um bambu, deixando a sola do pé pressionar contra o chão em movimentos circulares.
A massagem não precisa demorar, cinco minutos por dia são suficientes para relaxar e vitalizar os pés.
Andar descalço na areia ou caminhar com chinelos especiais também tem um ótimo efeito.

Abaixo estão exemplos de toques precisos que tranqüilizam e aliviam a mente e o corpo:

- Cansaço- Massageie a sola na região central dos pés;
- Estresse- O ideal é massagear os pés por inteiro, já que o estresse não é uma doença e sim um conjunto de sintomas;
- Insônia- Volte a massagem para toda a lateral externa dos pés, desde o calcanhar até o quinto dedo. Isso lhe ajudará a se desligar dos pensamentos que não lhe deixam dormir;
- Ansiedade e TPM- Massageie a sola na região central dos pés até chegar aos dedos.

Lembre-se que, sentindo dor, deve-se parar de massagear os pés e procurar um especialista para ser consultado. Grávidas ou doentes crônicos também devem consultar um médico antes de começar a massagem.

Fica a dica para um ótimo relaxamento!